Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banif baixa preço-alvo da Portugal Telecom para 8,31 euros

O Banif manteve a recomendação de «compra» para as acções da Portugal Telecom mas baixou o preço-alvo para 8,31 euros. O banco destaca o programa de cortes de custos da operadora e elevou a estimativa de lucros.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 23 de Dezembro de 2002 às 09:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Banif-Banco de Investimento manteve a recomendação de «compra» para as acções da Portugal Telecom mas baixou o preço-alvo em 4,4% para 8,31 euros. O banco destaca o programa de cortes de custos da operadora e elevou a estimativa de lucros.

Num estudo datado de hoje, o Banif reafirma a recomendação de «compra» para a PT, pois «continua muito satisfeito com a performance operacional da PT, em conjunto com as últimas notícias».

«Tendo em conta a expectativa de continuação de um ambiente económico desafiador para Portugal em 2003, o facto de a possibilidade do arranque de um quarto operador móvel em Portugal estar erradicada, em conjunto com provada habilidade para de adaptar a condições de mercado difíceis», o Banif decidiu reiterar a recomendação para a PT [PTC].

Para o Banif o ano 2002 tem sido um ano marcado pela contenção, com o abrandamento económico e a fraca situação particular do sector das telecomunicações. No entanto a PT tem executado de «forma soberba» o programa de corte de custos, em conjunto com a capacidade para apresentar surpresas positivas nos resultados.

O Banif lembra que a operadora liderada por Horta e Costa (na foto) tem alguns projectos de que ainda «não colheu frutos, mas começam agora a florescer», como a «joint-venture» no Brasil com a Telefónica e o lançamento do ADSL.

Banif aumenta estimativas de lucros mas baixa previsão de vendas

O Banif, face ao sucesso do programa de corte de custos durante os primeiros nove meses de 2002, decidiu aumentar a estimativa de EBITDA, ou «cash flow» operacional e do EBIT, ou resultado operacional, tendo no entanto baixado a estimativa de vendas, com a performance da economia a afectar a Telecomunicações Móveis Nacionais.

Para 2003 o Banif também reviu a estimativa de vendas, sobretudo devido ao Brasil.

Este ano o Banif aguarda vendas para a PT de 5,7 mil milhões de euros, com um EBITDA de 2,309 mil milhões de euros e um EBIT de 1,19 mil milhões de euros. Em 2003 as vendas deverão ascender a 5,68 mil milhões de euros.

«Dada a pequena alteração às nossas estimativas e o facto de ter sido implementado com sucesso a redução da dívida abaixo da meta para final do ano, a aquisição da rede fixa de telecomunicações por 365 milhões de euros, deve permitir à empresa terminar o ano exactamente com o objectivo anunciado de 4,5 mil milhões de euros de dívida», refere o Banif.

O banco de investimento destaca ainda que a PT vai pagar um dividendo muito «saudável» de 0,16 euros em relação aos resultados de 2002, o que representa um dividend yield de 2,5%.

A PT seguia a subir 0,16% para os 6,33 euros.

Ver comentários
Outras Notícias