Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCPI mantém recomendação de «compra» para EDP e preço alvo de 2,10 euros

O BCPI manteve a recomendação de «compra» para as acções da EDP, e um preço alvo para o final de 2003 de 2,1 euros. Apesar do prémio pago pela eléctrica na compra da Naturcorp, o banco enaltece a componente estratégica do negócio.

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 27 de Março de 2003 às 09:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O BCPI manteve a recomendação de «compra» para as acções da Electricidade de Portugal (EDP), e um preço alvo para o final de 2003 de 2,1 euros. Apesar do prémio pago pela eléctrica na compra da Naturcorp, o banco enaltece a componente estratégica do negócio.

Segundo um estudo do BCP Investimento (BCPI), a aquisição da Naturcorp «faz sentido em termos estratégicos», e irá permitir a expansão do negócio da Hidrocantábrico (HC) a uma região de «forte» crescimento, e que é contígua às Astúrias, permitindo não só crescer em vendas mas também, «obter ganhos de escala e de eficiência a nível de custos, bem como poder de negociação em processos de compra e venda de gás natural».

«O desenvolvimento do negócio de electricidade no País Basco deverá ser realizado através da HC/Naturcorp», com a eléctrica a aproveitar os novos clientes de gás para abastecer com eléctricidade.

O banco de investimento diz que a HC, detida em 40% pela Electricidade de Portugal (EDP) [EDP], ganha poder de mercado face à Iberdrola e Gás Natural, acrescentando que a hipótese da EDP tentar adquirir uma participação na Unión Fenosa é agora menor.

O BCPI comenta que a HC terá pago mais do que o valor justo na Naturcorp, estimando um prémio entre 81 milhões de euros e 170 milhões de euros, enaltecendo, no entanto, «as componentes estratégicas que são claramente positivas».

A recomendação de «compra», com um nível de risco de «medium risk», vem acompanhada de um preço alvo de 2,10 euros, ou seja, um potencial de subida de 31% face à cotação de fecho da véspera. As acções da EDP caíam 1,25% para 1,58 euros.

Outras Notícias