Notícia
BES Investimento analisa aquisições na África do Sul, Londres e Hong Kong
O BES Investimento está a analisar possíveis aquisições de um banco na África do Sul, de uma corretora em Londres e de activos em Hong Kong, disse o presidente do braço de investimento do Banco Espírito Santo, José Maria Ricciardi.
- Assine já 1€/1 mês
- 8
- ...

Segundo a mesma fonte, o BES Investimento está a estudar a possibilidade de adquirir uma participação maioritária num banco e numa corretora da África do Sul, mas ainda não iniciou quaisquer negociações. Em análise está também a compra de uma corretora com actividade na banca de investimento em Londres, bem como uma potencial aquisição, mas numa fase posterior, em Hong Kong.
O BPI avalia com um impacto "neutral" para as acções do BES as intenções de expansão manifestadas na entrevista, recordando que um responsável do BES Angola já havia admitido a possibilidade de a subsidiária angolana actuar como plataforma para investimentos na África do Sul, Namíbia e Moçambique.
Quanto a uma eventual venda de parte da Avistar, os analistas do BPI lembram que as participações minoritárias "não serão elegíveis para os rácios Tier 1 e de capital de base, o que poderá reduzir a atractividade da operação e conduzir a gestão do BES a reanalisar a decisão".
Ainda assim, o BPI assinala que "o BES combina a melhor qualidade de activos entre os bancos ibéricos com os mais elevados níveis de cobertura, está exposto a economias de elevado crescimento, como Brasil e Angola, e tem um dos mais altos rácios de capital [na amostra ibérica do BPI]".