Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: BES terá fechado semestre com prejuízo de 135 milhões

O BPI estima que o banco liderado por Ricardo Salgado tenha obtido resultados líquidos negativos de 71 milhões de euros, entre Abril e Junho.

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 18 de Julho de 2013 às 13:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

O BES vai divulgar no próximo dia 26 de Julho, depois do fecho do mercado, as contas relativas ao segundo trimestre. Carlos Peixoto, analista do BPI, antecipa prejuízos no valor de 71 milhões de euros entre Abril e Junho, o que compara com os lucros de 14 milhões de euros relativos ao período homólogo.

 

Os números do banco terão sido “pressionados pelos elevados níveis de provisões”, antecipa o BPI. O banco de investimento projecta que as provisões terão ascendido a 330 milhões de euros no segundo trimestre, elevando para 571 milhões de euros o total do semestre. Este valor representa um aumento de 34% em relação à primeira metade de 2012.

 

Este valor eleva para 135 milhões de euros os prejuízos previstos para o primeiro semestre deste ano, e que comparam com os 27 milhões de euros de lucros obtidos nos primeiros seis meses do ano passado.

 

No que se refere à margem financeira, “depois de um desempenho pobre no trimestre anterior”, o BPI prevê que esta se situe nos 461 milhões de euros, o que representa uma quebra de 24% face ao primeiro semestre do ano passado.

 

“A evolução de ganhos potenciais na carteira de dívida soberana (que ascendia a 120 milhões de euros no final do primeiro trimestre) bem como a evolução do fundo de pensões do banco deverá estar sob escrutínio”, escreve o analista do BPI na nota diária desta quinta-feira.

 

No que se refere às operações internacionais, “esperamos ver a margem financeira em Angola a demonstrar uns pequenos sinais de melhoria com a gestão a levar a cabo esforços para mudar o modelo de negócio da unidade”, explica o BPI.

 

O BPI avalia as acções do BES em 0,90 euros, com uma recomendação de “neutral”. O titulo segue a valorizar 0,82% para 0,612 euros.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

 

Ver comentários
Saber mais BES Ricardo Salgado BPI estimativas primeiro semestre segundo trimestre provisões margem financeira
Outras Notícias