Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BESI corta preço-alvo da Portucel e da Semapa devido a condições de mercado

A casa de investimento Espírito Santo Investement Bank (BESI), cortou o preço-alvo da Portucel e da Semapa devido às condições desafiantes de mercado que as empresas enfrentam e à diminuição da procura.

Andreia Major amajor@negocios.pt 30 de Setembro de 2011 às 12:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O BESI manteve a sua recomendação de “compra” para as acções da Portucel, porém cortou o preço-alvo para 2,7 euros, de 3,2 euros. Ainda assim, as acções da empresa têm um potencial de subida de 55,6% face ao seu valor actual de 1,735 euros.

A casa de investimento baixou as suas estimativas para o EBITDA em 10% em 2011, e em 13% em 2012, com as margens a caírem ligeiramente em 1,8 pontos percentuais em 2011, e 1,5 pontos percentuais em 2012.

O corte é justificado pelas condições desafiantes do mercado e pela diminuição da procura, a qual poderá também conduzir à redução dos preços.

Pelas mesmas razões, a casa de investimento cortou também o preço-alvo da Semapa para 7,4 euros, de 11 euros. As acções da empresa, que actualmente valem 5,075 euros, ficam assim com um potencial de valorização de 45,8%. O BESI manteve igualmente a sua recomendação de “compra” para as acções da Semapa.

No entanto, a casa de investimento reitera a sua preferência pela Portucel dado que a empresa continua a gerar fortes free cash flows, e a negociar abaixo das pares europeias em termos de EBITDA, apesar das suas características mais defensivas e forte folha de balanço.

“O sector do papel europeu continua a sofrer de algum excesso de capacidade produtiva e as actuais condições desafiantes estão a forçar mais encerramentos de unidades produtivas”, explica o BESI no seu comunicado.

“As fábricas de papel representam uma percentagem significante desses encerramentos”, continua, “e na nossa visão os encerramentos de algumas unidades deverão ajudar a suster o mercado de papel europeu uma vez que os produtores tentam evitar descidas adicionais dos preços”.

Relativamente aos mercados de fora da Europa o BESI comenta que acredita que “a Portucel pode compensar esta deterioração das condições de mercado sendo a produtora mais eficiente na Europa, o que significa que deverá ser capaz de aumentar as suas entregas fora da Europa”, conclui.
Ver comentários
Saber mais BESI Portucel Semapa preço-alvo recomendação acções
Mais lidas
Outras Notícias