Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: "Hipóteses da Iberdrola tentar controlar a EDP são remotas"

Depois de o CEO da Iberdrola ter posto de lado a hipótese de tentar adquirir o controlo da EDP, os analistas do BPI disseram também que esta hipótese é "remota".

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 30 de Maio de 2011 às 11:26
  • Partilhar artigo
  • ...
“As hipóteses de a Iberdrola aumentar a sua participação na EDP e tentar adquirir o controlo da EDP parecem-nos remotas”, diz a nota de análise assinada por uma equipa do BPI.

“O CEO da Iberdrola referiu as questões concorrenciais, bem como a estratégia da empresa espanhola”, que está agora a reforçar o balanço, a investir em mercados de crescimento como o Brasil e a recente venda de uma posição na EDP.

As medidas do acordo de ajuda internacional implicam que haja uma aceleração da privatização da EDP e implicam também a retirada do limite de voto de 5% de cada um dos accionistas da eléctrica. O banco português acredita que o interesse pela EDP deverá vir de empresas cuja actividade principal não está no sector da electricidade.

“Apesar de reconhecermos que deverá haver interesse da parte de muitos participantes em comprar uma participação, acreditamos que estas abordagens deverão ser amigáveis e da parte de empresas de fora do sector da electricidade, como fundos soberanos”, sublinha a nota de análise do banco de investimento.

“Por outro lado” adverte o banco, “a quantidade do capital da EDP que estará à venda deverá ser elevado, incluindo uma participação de 25% do Estado português, os 6,7% da Iberdrola e possivelmente participações detidas por instituições financeiras”.

Ver comentários
Saber mais EDP Mexia research
Outras Notícias