Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa BI estima lucros de 244 milhões para o BCP

O Banco Comercial Português divulga hoje resultados do primeiro trimestre após o fecho do mercado. A Caixa BI estima que os resultados líquidos subam para os 244 milhões de euros, o que representa um crescimento de 78% face ao mesmo período do ano passado

Susana Domingos sdomingos@negocios.pt 24 de Abril de 2006 às 11:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Banco Comercial Português divulga hoje resultados do primeiro trimestre após o fecho do mercado. A Caixa BI estima que os resultados líquidos subam para os 244 milhões de euros, o que representa um crescimento de 78% face ao mesmo período do ano passado. A consenso do mercado aponta para lucros de 209 milhões de euros, de acordo com uma "poll" de analistas realizada pela agência Reuters.

A analista da Caixa BI, Susana Neto, salienta que as estimativas avançadas pelo banco de investimento incorporam a mais-valia obtida com a «venda da participação de 50% no Interbanco, que deverá ascender a 80 milhões de euros (incluída na nossa estimativa)». Mas lembra que os «custos de carácter não recorrente (com reformas antecipadas, por exemplo) poderão também ter sido registados neste trimestre, anulando parcialmente o efeito positivo da referida mais valia».

Os cálculos efectuados pela Caixa BI não incluem custos extraordinários: «Optámos por não incluir quaisquer custos extraordinários nas nossas estimativas, uma vez que, até à data, não foram anunciados». A Caixa BI atribui um valor justo de 2,80 euros às acções do BCP e uma recomendação de «manter».

«A margem financeira será particularmente afectada por deixar de incluir a consolidação do Interbanco e do BCM, pelo que esperamos que o BCP divulgue o valor proforma para o primeiro trimestre de 2005. A nossa estimativa aponta para um valor de 346milhões de euros, no primeiro trimestre de 2006», revela a analista.

A Caixa BI não espera surpresas significativas quanto aos resultados a apresentar hoje. E, na opinião da especialista, «as atenções estarão principalmente centradas na OPA lançada sobre o BPI, nomeadamente quanto à possível intenção por parte do BCP em rever as condições da oferta».

As acções do BCP [bcp] seguem com uma queda de 0,4% para 2,52 euros.

Outras Notícias