Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa BI: Quebra de 40% dos lucros da Sonae terá impacto "neutral"

Os analistas do Caixa BI acreditam que o impacto da crise em Espanha e Portugal será "mais visível" nos resultados da Sonae do primeiro semestre. Lucros poderão cair 40% mas isso está plenamente incorporada na avaliação da empresa, diz o banco.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 14 de Agosto de 2012 às 19:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A Sonae respondeu à crise orçamental com melhorias de eficiência que deverão ter permitido um aumento do EBITDA, apesar da deterioração das receitas. O resultado líquido da cotada liderada por Paulo Azevedo será penalizado pelos lucros mais baixos da Sonae Sierra, diz o Caixa BI.

“As condições económicas actuais na Península Ibérica devem ter um impacto mais visível nos números do primeiro semestre da Sonae”, conclui o analista José Mota Freitas. “Não obstante, as nossas estimativas são bastante conservadoras e já contam com este efeito”, pelo que os resultados terão um impacto “neutral” na avaliação da cotada.

O Caixa BI acredita que as receitas da Sonae terão caído 4% nos primeiros seis meses do ano, face ao mesmo período do ano anterior. Esta tendência espelha o impacto da crise no negócio de retalho especializado.

As vendas comparáveis nesta área terão caído 12% mas a abertura de novas lojas terá pensado parte da queda, levando o valor global das vendas desta área de negócio a declinar apenas 5%.

No retalho alimentar, a quebra comparável terá sido de 3%, mas o valor global das vendas ficou apenas 1% aquém do que se verificou no mesmo período do ano passado

Apesar da quebra das vendas, a empresa tem implementado melhorias de eficiência, que levarão o EBITDA a melhorar 5% no semestre, segundo estima o analista do Caixa BI, José Mota Freitas. A margem do EBITDA deverá aumentar dos 9,7% que registou no passado para 10,6%, segundo a nota de análise a que o Negócios teve acesso.

Contudo, o resultado líquido deverá cair 41% para 20 milhões de euros devido ao “baixo resultado líquido da Sonae Sierra”, explica o Caixa BI.



Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Sonae resultados previsão Caixa BI
Outras Notícias