Research CaixaBI antecipa subida ligeira dos lucros da Portucel em 2015

CaixaBI antecipa subida ligeira dos lucros da Portucel em 2015

Os resultados líquidos da Portucel deverão ter recuado 28% para 34,7 milhões de euros, no quarto trimestre, antecipa o CaixaBI. Assim, no ano, os lucros avançam para 181,6 milhões de euros, calculam os analistas.
CaixaBI antecipa subida ligeira dos lucros da Portucel em 2015
Miguel Baltazar/Negócios
Vera Ramalhete 02 de fevereiro de 2016 às 19:08

A Portucel deverá ter encerrado o último trimestre de 2015 com lucros de 34,7 milhões de euros, uma quebra de 28,3% face ao período homólogo, antecipa o CaixaBI. No ano, os lucros deverão assim ter atingido os 181,6 milhões de euros, ligeiramente acima dos 181,5 milhões de euros, alcançados em 2014, calculam os analistas da unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos. A empresa vai publicar os resultados na quinta-feira, 4 de Fevereiro.

Os analistas destacam o impacto positivo dos preços da pasta de papel, que deverão continuar a subir, "com os impactos positivos consequentes nos próximos trimestres". Neste contexto, a empresa terá aumentado as receitas para 404,7 milhões de euros no quarto trimestre, aumentando para 1.609 milhões de euros o valor anual.

O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) também terá crescido 6,7% para 95,7 milhões de euros, no último trimestre de 2015, ainda que reflicta o impacto negativo do imposto nos EUA. "Os preços da pasta de papel e o dólar forte deverão ter beneficiado os resultados do trimestre, mas as acusações anti-dumping nos EUA pressionaram o EBITDA", escrevem os analistas Carlos Jesus e Artur Amaro, na nota para investidores emitida esta terça-feira, 2 de Fevereiro.

"O ano que terminou foi positivo em termos de preços do papel, beneficiando do encerramento de unidades de produção na Europa, de uma procura mais forte do que o esperado, do dólar forte face ao euro (que catapultou os ganhos nas vendas para os clientes fora da Europa", resumem os analistas.

O CaixaBI manteve o preço-alvo de 4,80 euros por acção e a recomendação para comprar inalteradas. Os títulos da Portucel encerraram a cair 3,19% para 3,03 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI