Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

HSBC já não recomenda "reduzir" Jerónimo Martins mas ainda prevê recuo da cotação

As acções da Jerónimo Martins seguem a recuar, apesar da melhoria da recomendação atribuída pelo HSBC. Da Polónia, também podem vir boas notícias com um bónus para as crianças que aumenta o rendimento disponível das famílias.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 17 de Abril de 2018 às 10:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O HSBC melhorou a recomendação atribuída à Jerónimo Martins. Em vez de "reduzir", o banco de investimento atribui uma nota de "manter" à dona dos supermercados Pingo Doce.

 

Apesar da nova indicação, noticiada pela Bloomberg, o preço-alvo definido pelo analista Andrew Porteous é de 14 euros,  o que ainda prevê um potencial de desvalorização para a retalhista sob o comando de Pedro Soares dos Santos.

 

As acções da Jerónimo Martins iniciaram esta manhã a somar mais de 1%, mas mergulharam nas perdas, tal como o PSI-20. A empresa segue a recuar 0,42% para 14,28 euros. 
 

A dona dos supermercados portugueses Pingo Doce registou uma quebra de 35% dos lucros, que se fixaram em 385 milhões de euros em 2017. É este o valor que a cotada irá distribuir em dividendos aos accionistas. A 8 de Maio, os títulos deixarão de dar direito a esta remuneração.

Embora presente em Portugal, é nos supermercados polacos Biedronka que a Jerónimo tem a sua principal fonte de negócio. E aí há novidades.


A Bloomberg avançou ontem que o Governo polaco pretende criar um bónus de 300 zloty (72 euros) por ano a cada aluno que frequente a escola, num total de 1,4 mil milhões de zloty (336 milhões de euros, ao câmbio actual).

 

"Notícias positivas para a indústria de retalho alimentar, caso seja aprovado", constata o BPI Equity Research. Contudo, a casa de investimento adianta que o impacto será "substancialmente inferior" ao programa em que é pago um abono especial a partir do segundo filho.

 

Esse programa já em curso, que tem sido um motor de crescimento para o retalho alimentar, teve um impacto de 500 mil milhões de euros no rendimento disponível. Segundo o BPI, o novo subsídio terá um contributo de 330 milhões.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Pingo Doce Jerónimo Martins Pedro Soares dos Santos Andrew Porteous Biedronka
Outras Notícias