Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae SGPS deverá registar lucros de 184 milhões

A Sonae SGPS deverá ter registado lucros de 184 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, segundo a média de estimativas de analistas consultados pelo Jornal de Negócios Online que apontam para um volume de negócios de 3,284 mil milhões de euros.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 08 de Setembro de 2005 às 12:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Sonae SGPS deverá ter registado lucros de 184 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, segundo a média de estimativas de analistas consultados pelo Jornal de Negócios Online que apontam para um volume de negócios de 3,284 mil milhões de euros.

Os especialistas sublinharam o facto destes resultados não serem comparáveis, já que os deste ano serão de acordo com as novas normas internacionais de contabilidade (IAS). No ano passado e de acordo com Plano Oficial de Contabilidade (POC), a empresa liderada por Belmiro de Azevedo [son] reportou lucros de 24 milhões de euros e vendas no valor de 3,108 mil milhões de euros.

As estimativas dos quatro analistas contactados oscilaram entre 147 e 212,7 milhões de euros para os lucros e 3,18 e 3,4 mil milhões de euros para as receitas.

Os analistas do Millennium bcp, que acreditam que a «holding» deverá ter registado lucros de 147 milhões de euros, vendas de 3,180 mil milhões de euros e um EBITDA de 390 milhões de euros, explicam que o «cash flow» operacional «deverá ter sido pressionado por uma evolução da economia portuguesa menos favorável e também devido ao aumento da concorrência em segmentos como telecomunicações e retalho».

No entanto, este factor negativo foi «compensado parcialmente pelo bom desempenho da Sonae Sierra», sublinha Nuno Vieira, do Millennium.

A impulsionar o EBITDA, ou a compensar os factores negativos, deverá estar a mais valia de 25 milhões de euros relacionada com a venda de dez supermercados da empresa em São Paulo. Para além disso, o «cash flow» operacional deverá beneficiar dos ganhos relacionados com a venda da Gescartão e da Tafisa.

Assim, os analistas do Millennium bcp mantêm uma opinião «positiva» relativamente a esta empresa com uma recomendação de «compra» com risco médio.

Quanto às restantes casas de investimento consultadas, o CaixaBI aponta para lucros de183 milhões de euros, vendas de 3,305 mil milhões de euros e um EBITDA de 444 milhões de euros, enquanto a Espírito Santo Research estima resultados após minoritários de 193 milhões de euros, volume de negócios de 2,254 mil milhões de euros e EBITDA de 383 milhões de euros.

A Lisbon Brokers é a mais optimista ao nível dos lucros ao prever que estes tenham ascendido aos 240,6 milhões de euros e também estima um maior valor de receitas totais (3,4 mil milhões de euros). O EBITDA deverá ser de 284,2 milhões de euros, segundo esta casa de investimento.

As acções da Sonae SGPS seguiam a cair 0,76% para os 1,30 euros.

Ver comentários
Outras Notícias