Notícia
A semana em oito gráficos: OPEP dá ao petróleo maior subida desde outubro e PSI-20 lidera ganhos na Europa
As bolsas europeias e norte-americanas registaram uma tendência mista no acumulado da semana, uma vez mais grandemente ao sabor da evolução das negociações comerciais entre os EUA e a China. Já a OPEP deu ao petróleo a melhor semana desde finais de outubro.
Europa recua e acelera ao sabor da frente comercial

PSI-20 soma 0,89% na semana

CTT com maior subida em Lisboa

Ipsen com o pior desempenho do Stoxx600

Under Armour lidera avanços no S&P 500

Euro ganha contra principais congéneres

OPEP anima mercado petrolífero

Juros sobem na Europa e EUA

- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...
Os principais mercados acionistas da Europa Ocidental registaram um movimento misto no cômputo de segunda a sexta-feira.
Nas duas primeiras sessões da semana, o potencial recuo na frente comercial entre Washington e Pequim – depois de Donald Trump dizer que o acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo poderia só ser alcançado depois das presidenciais norte-americanas, em novembro do próximo ano – colocou os mercados bolsistas no vermelho.
Nas jornadas seguintes, o renovado otimismo quanto a um entendimento entre EUA e China passível de travar a entrada em vigor de uma nova fornada de tarifas a partir de 15 de dezembro levou a uma melhoria do sentimento dos investidores, mas nalguns casos não foi suficiente para um saldo semanal no verde. Em Wall Street, foi o bastante.
Em grande destaque, pela positiva, esteve o crude. A matéria-prima foi sustentada pelo corte adicional de produção decidido pelos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados – o chamado grupo OPEP+.