Câmbios As notas de libra vão ter cara nova. Conheça as três personalidades escolhidas

As notas de libra vão ter cara nova. Conheça as três personalidades escolhidas

O Banco de Inglaterra vai lançar notas feitas num novo material: polímero. A de 5 libras, de Winston Churchill, entra em circulação em Setembro. Esta semana foi conhecida a personalidade que vai dar a cara pela de 20 libras.
Negócios 27 de abril de 2016 às 18:21

O Banco de Inglaterra vai lançar notas feitas num novo material. As novas notas de 5, 10 e 20 libras vão ser feitas à base de polímero. De acordo com a informação disponibilizada no site da autoridade monetária britânica, este material é "mais limpo, mais seguro e mais duradouro" que o usado actualmente nas notas. "Vai permitir melhorada resiliência à falsificação e um aumento da qualidade das notas em circulação", acrescenta.

Assim, as notas de cinco libras neste material vão ser emitidas em Setembro deste ano sendo que mais detalhes vão ser revelados em Junho. Em Abril de 2013, Mervyn King, à época Governador do Banco de Inglaterra, revelou que Winston Churchill (primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial) iria aparecer nas notas de cinco libras a partir de Setembro de 2016.

As notas de dez libras em polímero vão ser emitidas em 2017 e terão a efígie da escritora Jane Austen, autora entre outras obras de "Sensibilidade e Bom Senso". Já as notas de 20 libras vão ser emitidas, também neste material, em 2020. A cara que surgirá nesta designação foi conhecida esta semana - será a de JMW Turner, um dos maiores pintores do Reino Unido.

A escolha das personalidade a figurar nas novas notas de 20 libras foi feita através de votação pública. No caso de Turner, o pintor "concorria" com outros candidatos, como Alfred Hitchcock, Alexander McQueen, Derek Jarman, Laura Ashley, Francis Bacon, William Morris ou Vanessa Bell, refere o The Guardian.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI