Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Crise europeia atira euro para mínimos de dois anos face ao dólar e de 10 anos contra o iene

A moeda única europeia continua a renovar mínimos de mais de uma década contra o iene e de mais de dois anos contra o dólar. Em causa estão os receios de adensar da crise de dívida na Europa.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 23 de Julho de 2012 às 09:29
  • Partilhar artigo
  • ...
O euro está a cair 0,53% para 1,2092 dólares, depois de ter tocado nos 1,2180 dólares, o que corresponde ao valor mais baixo desde Junho de 2010. Contra o iene, o euro recuou para os 94,41 ienes, o que representa o nível mais baixo desde Novembro de 2000.

A crise de dívida na Europa está a acentuar-se, depois da região de Valência ter pedido ajuda do Fundo de Liquidez das Autonomias e da Catalunha ter admitido estar a analisar esta hipótese. Um cenário que está a elevar os receios de que Espanha tenha de avançar com um pedido de resgate financeiro para o país e não apenas ajuda para a recapitalização da banca.

A pesar na negociação do euro estão também as declarações do ministro da Economia alemã. Phillip Rösler, considerou, em entrevista à televisão pública ARD, ser "possível" uma saída da Grécia da Zona Euro, um cenário que "deixou de ser assustador há muito tempo". Isto depois do FMI ter dito que não está disponível para financiar mais Atenas, não sem que antes o país consiga dar provas de consolidação das contas efectiva.

Estes dois factores estão a penalizar a moeda única, com os investidores a reflectirem os receios em torno do adensar da crise financeira na Europa. O Japão já veio expressar os seus receios de que a crise na Europa afecte o país.
Ver comentários
Saber mais euro dólar iene divisas câmbios Europa Zona Euro Espanha Grécia
Outras Notícias