Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai à espera do desfecho da situação grega

A moeda única europeia está em queda, depois do "não" ter vencido o referendo de domingo na Grécia. Os investidores receiam o futuro de Atenas e do resto da Zona Euro, o que está a penalizar a moeda única.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 06 de Julho de 2015 às 09:27
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

O euro está a cair 0,20% para 1,1091 dólares, tendo chegado a desvalorizar 1,30%. A determinar o comportamento da moeda única europeia está o resultado do referendo realizado pela Grécia este domingo, 5 de Julho.

 

O "não" às propostas de austeridade dos credores venceu o referendo e aumentou os receios em relação ao futuro do país e do resto da Zona Euro.

 

Atenas terá de voltar a sentar-se à mesa das negociações com os credores e, tal como referido na semana passada por vários responsáveis, não será fácil chegar a um acordo.

 

A Grécia começou já a fazer uma cedência: Yanis Varoufakis demitiu-se de ministro das Finanças da Grécia. O objectivo é facilitar as negociações no Eurogrupo. Varoufakis diz que "logo após o anúncio dos resultados do referendo, fiquei ciente de uma certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo e de variados 'parceiros' pela minha...'ausência' nestes encontros". "Uma ideia que o primeiro-ministro considera potencialmente útil para chegar a um acordo. Por esta razão deixo hoje o Ministério das Finanças", acrescentou.

Este anúncio acabou por ter impacto na negociação do euro, com a moeda a aliviar as quedas, tendo chegado a descer um mínimo de 0,16%. Isto porque a perspectiva é de que Atenas esteja a demonstrar abertura para as negociações. 

Ver comentários
Saber mais euro dólar câmbio mercados moeda Grécia Eurogrupo Zona Euro
Outras Notícias