Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro volta a acentuar a queda perante incerteza grega

O euro voltou a acentuar a queda. A incerteza em torno da situação grega e as dificuldades em torno de um eventual acordo após o ‘não’ no referendo penalizam a moeda única.

Bloomberg
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 06 de Julho de 2015 às 12:37
  • Partilhar artigo
  • ...

O euro está a cair 0,75%, para 1,1030 dólares. O desempenho da moeda única está ser penalizado pelo resultado do referendo grego, que aumenta a incerteza sobre o futuro do país e sobre a Zona Euro.

"Os mercados estão angustiados com a incerteza", disse Ray Attrill, do banco central australiano, à Bloomberg. "Até vermos qual é a inclinação, particularmente do lado alemão, quando se encontrarem amanhã... Isso está a deixar as pessoas hesitantes em saltar com os dois pés e vender o euro", concluiu.

A demissão de Varoufakis acabou por influenciar os mercados, já que o euro travou a queda, que passou de uma descida superior a 1% para uma queda inferior a 0,5%. Este anúncio "aumentou a especulação em torno de um possível acordo entre a Grécia e os credores", escreve a Bloomberg, acrescentando que a queda do euro está também a ser "limitada" porque "meses de negociação para manter a Grécia no bloco [europeu] mostram a determinação dos outros Estados em manter a união intacta", disse Lutz Karpowitz, do Commerzbank, em Frankfurt.

Todavia, os líderes europeus não auguram um acordo fácil entre a Grécia e os credores. "O referendo grego não nos aproximou de uma solução", afirmou Dijsselbloem, citado pela Euronews. O presidente do Eurogrupo realça que continuam a ser necessárias reformas na Grécia depois do referendo de domingo.

Após a vitória do ‘não’ no referendo com 61% dos votos, Atenas terá de voltar a negociar com os credores. O Eurogrupo vai reunir-se terça-feira, 7 de Julho, às 13 horas em Bruxelas (12h00 em Lisboa), informou o seu presidente numa mensagem no Twitter.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Grécia Eurogrupo Atenas Bruxelas euro câmbios moeda
Outras Notícias