Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro perde quase 1% com expectativa de a Fed subir juros em 2015

A expectativa de que a Reserva Federal irá elevar a taxa de juro directora ainda em 2015 está a contribuir para a desvalorização do euro face ao dólar. A moeda europeia segue a desvalorizar perto de 1% face ao dólar.

David Santiago dsantiago@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 17:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O euro segue a recuar pelo segundo dia consecutivo face ao dólar. A moeda europeia está a cair 0,80% para 1,1208 dólares nos mercados cambiais, estando assim a negociar em mínimos de 10 de Setembro num dia em que já caiu mais de 1% relativamente à divisa norte-americana.

 

A pressionar a moeda única europeia está, como contraponto, a valorização do dólar ditada pela perspectiva de que a Reserva Federal dos Estados Unidos irá elevar, pela primeira vez desde 2006, a taxa de juro directora que permanece em mínimos históricos.

 

Depois de na semana passada a autoridade monetária norte-americana ter decidido manter os juros inalterados, adiando para a reunião mensal de Outubro a possibilidade de tomar essa decisão, durante o fim-de-semana passado três governadores da Fed revelaram acreditar que acontecerá uma subida da taxa de juro ainda este ano.

 

No entender dos governadores, citados pela Bloomberg, a descida da taxa de desemprego nos Estados Unidos, bem como um conjunto de indicadores económicos positivos que apontam para a recuperação da maior economia mundial, devem sobrepor-se aos receios relativos ao abrandamento da economia global.

 

Para John Williams, presidente da Fed de São Francisco e uma pessoa próxima de Janet Yellen, presidente da Reserva Federal, a manutenção dos juros em mínimos históricos foi uma decisão que dividiu os governadores, isto apesar de ter sido verificado apenas um voto a favor da imediata subida dos juros. "Na minha perspectiva", a decisão de adiar a subida da taxa de juro directora foi "renhida".

 

A renovada expectativa de que a instituição liderada por Yellen irá elevar o custo do dinheiro ainda durante o presente ano contribui para a valorização da divisa norte-americana, que está assim a valorizar face à generalidade das moedas internacionais. 

Ver comentários
Saber mais Euro Dólar Juros Reserva Federal Estados Unidos John Williams Janet Yellen Mercados Cambiais
Outras Notícias