Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro perde quase 1% penalizado por escalada das "yields" italianas e gregas

A moeda única segue esta manhã a intensificar as perdas, penalizada pelo dado da confiança dos alemães e pela instabilidade política em Itália. Os investidores temem que os líderes europeus não consigam travar a crise da dívida.

Andreia Major amajor@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 11:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O euro desliza 0,84% para 1,3519 dólares, e hoje é o segundo dia em que perde terreno. A divisa europeia está a reflectir a instabilidade política que se tem vivido nalguns países na Europa, nomeadamente em Itália.

O novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, tem enfrentado resistência por parte dos outros partidos para formar um novo executivo, o que está a elevar os receios dos investidores de que a economia italiana não irá conseguir travar a sua crise da dívida.

As “yields” italianas têm registado todos os dias subidas em todos os prazos. Esta subida dos juros ocorre num momento em que o país permanece sob elevada pressão, com o novo chefe do Governo italiano a deparar-se com dificuldades na formação do novo Executivo.

As “yields” portuguesas estão a avançar nos prazos mais curtos, bem como os juros da dívida espanhola. Também as taxas de juros das obrigações gregas a dois anos bateram hoje novos máximos.

A penalizar o desempenho do euro está também o dado económico da confiança dos investidores alemães. O sentimento de confiança caiu para mínimos de três anos em Novembro, pressionado pelos receios de que a crise da dívida soberana irá empurrar a maior economia da Europa para uma recessão.

Ver comentários
Saber mais euro dólar Europa Zona Euro Itália Grécia crise da dívida Espanha Portugal yields
Mais lidas
Outras Notícias