Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua para novo mínimo de Julho de 2013

A moeda única europeia continua a cair frente ao dólar, acumulando já uma queda superior a 6% desde o início do ano.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 09 de Setembro de 2014 às 09:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

As decisões tomadas pelo Banco Central Europeu (BCE) na semana passada e a especulação em torno da subida dos juros nos EUA estão a prejudicar a evolução da moeda única europeia, que tem vindo a renovar mínimos de Julho de 2013.

 

O euro desce 0,11% para 1,2880 dólares, tendo já tocado nos 1,2867 dólares, o que corresponde ao valor mais baixo desde 10 de Julho de 2013.

 

A contribuir para a desvalorização da moeda única europeia estão as decisões anunciadas na semana passada pelo BCE. O presidente da autoridade, Mario Draghi, anunciou a redução da  taxa de juro de referência para um novo mínimo histórico de 0,05%, dos anteriores 0,15%. Além disso o BCE cortou a taxa de juro sobre os depósitos para -0,2% e anunciou também a compra de títulos de dívida titularizada.

 

As medidas anunciadas pelo BCE acabam por pressionar o euro, retirando à moeda única europeia atractividade nos investimentos.

 

Além disso, do outro lado do Atlântico a especulação em torno de uma subida de juros acaba por aumentar a atractividade do dólar. Há 56% de probabilidade da Fed elevar a taxa de juro de referência para os EUA em Julho de 2015 para, pelo menos, 0,5%, de acordo com os futuros das taxas de juro, citados pela Bloomberg. No final de Agosto esta possibilidade estava nos 52%, adianta a agência de informação.

Ver comentários
Saber mais euro dólar câmbio BCE Fed Mario Draghi
Outras Notícias