Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro sobe mais de 1% com especulação de que Europa vai conseguir controlar a crise

A moeda única sobe mais de 1% perante a especulação de que os esforços dos responsáveis europeus para travar a crise de dívida soberana vão ser bem sucedidos.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 18 de Janeiro de 2011 às 15:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Contra a moeda norte-americana, o euro ganha 1,12% para 1,3443 dólares, o valor mais elevado em quase um mês.

Os ministros das Finanças da Zona Euro rejeitaram a proposta de aumento dos recursos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), disse esta terça-feira o representante holandês, Jan Kees de Jager.

No entanto, os ministros presentes na reunião do Eurogrupo afirmaram que pretendem fortalecer o apoio aos países com dificuldades na obtenção de financiamento, após a Espanha ter procedido a uma colocação de dívida sindicada que foi bem sucedida.

Espanha atraiu ofertas no valor de 12 mil milhões de euros na sua venda sindicada de dívida. O Tesouro espanhol quer colocar cerca de cinco mil milhões de euros em dívida através de uma nova linha de crédito com maturidade em 2021. Esta será aberta através de uma venda sindicada de títulos de dívida.

“As políticas de gestão da crise da Zona Euro são razoavelmente eficientes”, disse o estratega do Bank of New York Mellon Corp., Simon Derrik, à Bloomberg. “A venda de obrigações relativamente saudável de Espanha é uma medida do facto de as pessoas acreditarem que a Zona Euro vai agir em conjunto”, acrescentou.

Um outro estratega citado pela agência noticiosa norte-americana disse que “depois da forte subida do euro, o mercado ainda mantém o momento da semana passada”, que acrescenta que a Rússia “também está a considerar comprar obrigações, o que é definitivamente um suporte para o euro”.
Ver comentários
Saber mais euro mercados moedas
Outras Notícias