Notícia
Mercado acredita que eleição do Syriza não dita saída da Grécia da Zona Euro. Euro recupera
Os investidores especulam que a vitória do Syriza nas eleições deste domingo não vai levar o país a sair da Zona Euro. Por isso, e depois de ter recuado para 1,11 dólares, a moeda europeia está a recuperar.
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...
O euro está a recuperar terreno face à divisa norte-americana. Depois de ontem ter recuado para os 1,1165 dólares (mínimo de Setembro de 2003), esta manhã a divisa europeia chegou a cair 0,95% para os 1,1098 dólares - o valor mais baixo desde Setembro de 2003 – estando, porém, por esta altura, a somar 0,33% para 1,1241 dólares.
Esta evolução tem lugar numa altura em que os resultados finais das eleições gregas deste domingo são já conhecidos. O Syriza venceu o escrutínio, obtendo 149 lugares do parlamento helénico. Assim, o partido liderado por Alexis Tsipras ficou muito próximo da maioria absoluta (tinha de ter 151 lugares dos 300 que tem o Parlamento grego) e tem de coligar-se com outro partido. Algo que entretanto já aconteceu. Alexis Tsipras já conseguiu um acordo para formar um Governo de coligação.
O responsável máximo dos Gregos Independentes, Panos Kammenos, afirmou aos jornalistas em Atenas que aceitou apoiar um governo liderado por Alexis Tsipras. Aos 149 deputados eleitos pelo Syriza, juntam-se assim mais 13 deputados deste partido.
Os investidores acreditam, assim, que apesar desta vitória do Syriza, a Grécia não vai sair da Zona Euro. Andamos "uma longa distância durante um curto período de tempo e algumas pessoas podem achar que é altura de aclarar posições. Tínhamos uma forte convicção de quem ia ganhar as eleições, por isso a próxima parte é fundamental", afirmou à Bloomberg Jeremy Stretch, do Canadian Imperial Bank of Commerce, em Londres, Reino Unido.
"O que achamos é que este resultado traz, de novo, volatilidade", afirmou Ben Pedley do HSBC Private Bank em Hong Kong, à Bloomberg. "Pensamos que uma saída da Grécia tem uma probabilidade muito, muito baixa", acrescentou.