Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses ainda guardam 183,5 milhões de euros em notas de escudo

Os portugueses ainda têm em casa o equivalente a 183,5 milhões de euros em notas de escudo, apesar de já terem passado dez anos desde a introdução do euro.

Andreia Major amajor@negocios.pt 30 de Maio de 2011 às 09:50
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A nostalgia do escudo é evidente. Os portugueses ainda guardam 183,5 milhões de euros em notas de escudo, uns por esquecimento, outros para mostrarem aos seus precedentes, de acordo com o “Correio da Manhã”.

Apesar de o euro já ter sido introduzido em 2001, em Portugal ainda persistem cerca de 30 milhões de notas antigas. Segundo dados do Banco de Portugal, as notas de 500 são as mais prováveis de ainda se encontrarem em muitas casas.

Na moeda antiga, ainda existem cerca de 36,7 milhões de contos nas mãos dos portugueses. O prazo para a troca dos antigos escudos é de 20 anos após a implementação do euro, por isso até 2022 os portugueses ainda poderão trocar as notas antigas que encontrarem em casa.

No entanto, o prazo para a troca de moedas era só até 2002. O processo de troca é moroso, e necessita de cumprir certas regras.

Em 2010, o Banco de Portugal recolheu cerca de 8,43 milhões de notas de escudos, o que correspondeu a 7,85 milhões de euros. Só no primeiro ano do euro, foram recolhidas 95% das notas de escudo.

Ver comentários
Saber mais euro escudo
Outras Notícias