Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rublo recupera após subida da taxa de juro em mais de 6 pontos para 17%

A moeda russa está a negociar em forte alta esta manhã de terça-feira depois de o Banco Central da Rússia ter decidido, durante esta madrugada, elevar a taxa de juro de referência de 10,5% para 17%.

A carregar o vídeo ...
Ruble Loses Gains vs. Dollar After Rate Hike to 17%
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O rublo, a moeda russa, está a valorizar esta terça-feira, 16 de Dezembro, face às principais divisas mundiais. Ainda assim, ao início da sessão, esta valorização foi mais acentuada. Por esta altura, face ao dólar, o rublo soma 2,36% para 0,01564 dólares, tendo, no entanto, disparado já 9,49%. Em relação ao euro, o rublo cede 0,80% para 0,0124 euros. Contudo, durante esta terça-feira chegou a avançar 10,40%.

 

Esta evolução tem lugar depois de a autoridade monetária russa ter decido, já esta madrugada, subir a taxa de juro de referência de 10,5% para 17%. 

 

A medida foi tomada na tentativa de travar o pânico dos investidores numa altura em que o rublo continua a afundar face às principais divisas. A moeda russa mergulhou mais de 10% esta segunda-feira, 15 de Dezembro, face ao dólar.

 

"Esta decisão visa limitar os riscos, substancialmente intensificados, associados à forte depreciação do rublo", divulgou a autoridade monetária do país num comunicado no seu website, citado pela Bloomberg. Visa também, acrescentou o banco central liderado por Elvira Nabiullina (na foto), conter os riscos inflacionistas.

 

Esta foi a sexta subida de juros em 2014, pelo Banco da Rússia, depois de já terem sido gastos 80 mil milhões de dólares das suas reservas na tentativa de travar a queda do rublo – que desvaloriza 49% no acumulado do ano.

 

Ver comentários
Saber mais Banco da Rússia rublo
Mais lidas
Outras Notícias