Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Investidores atentos a dados económicos em semana de BCE

Os investidores devem voltar as atenções, esta segunda-feira, para os dados sobre as compras na indústria na Zona Euro. Isto numa semana em que o BCE reúne-se e a expectativa é que sejam anunciadas alterações na política monetária.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 02 de Junho de 2014 às 08:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A atenção dos investidores esta segunda-feira, 2 de Junho, deve estar centrada na divulgação do índice de gestores de compras na indústria (PMI) na Zona Euro. A estimativa, de acordo com a Bloomberg, é que este indicador se tenha situado nos 52,5 pontos em Maio, um valor que mostra que a actividade industrial continua a crescer. Porém, a um ritmo mais lento que no mês de Abril, quando este indicador se situou nos 53,4 pontos.

 

Estes dados são divulgados numa semana em que o Banco Central Europeu (BCE) vai realizar o seu habitual encontro mensal e a expectativa do mercado é que a autoridade monetária proceda a alterações na política monetária. Para tentar estimular a inflação e a concessão de crédito, no encontro desta quinta-feira, Mario Draghi, presidente do BCE, deverá anunciar uma descida da taxa de juro de referência para 0,1% ou 0,15%. Poderá ainda acompanhar essa decisão com um corte da taxa com que remunera os depósitos para "terreno" negativo e também medidas de estímulo "localizado" ao crédito, como indicou o responsável no Fórum que se realizou em Sintra.

 

O euro está a ganhar terreno face à divisa norte-americana. A moeda única europeia avança 0,1% para 1,3635 dólares.

 

Esta segunda-feira, os índices asiáticos estão a negociar em terreno positivo. O MSCI Ásia Pacífico soma 0,5% e os índices japoneses encerraram igualmente a negociar em alta, tendo o Nikkei apreciado 2,07% e o Topix avançou 1,65%.

 

A impulsionar o sentimento dos principais índices asiáticos estão dados económicos na China. Os dados do índice dos gestores de compras na China, divulgado esta segunda-feira, mostra que este indicador avançou para os 50,8 pontos em Maio, enquanto alguns requisitos para a concessão de crédito foram aliviados, uma medida que o governo desenvolveu no sentido de impulsionar o crescimento económico.

 

Também este dado económico está a determinar a evolução dos preços do petróleo. O West Texas Intermediate sobe 0,59% para 103,32 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte soma 0,38% para 109,83 dólares por barril.

Ver comentários
Saber mais abertura de mercado petróleo euro japão euro inflação BCE
Outras Notícias