Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central suíço intensifica esforços para conter franco

O Banco Nacional Suíço promete intensificar os esforços para conter a valorização do franco, o que será feito através da injecção de moeda local no sistema.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 09:23
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
“As medidas tomadas até ao momento pelo Banco Nacional Suíço para conter a valorização do franco estão a produzir efeitos, mas ainda assim a moeda continua amplamente sobreavaliada”, disse o banco central em comunicado divulgado esta manhã.

“O Banco decidiu portanto voltar a expandir de forma significativa o fornecimento de liquidez em francos suíços nos mercados cambiais”, pode ler-se no comunicado.

O banco central não fez qualquer referência a uma possível indexação da moeda suíça ao euro, nem definiu aquele que é o alvo desejável para o par.

O franco tocou um máximo histórico face ao euro no dia 9 de Agosto, reflectindo a fuga dos investidores em direcção à moeda suíça face a sinais de contaminação da crise da dívida às principais economias da Zona Euro.

Ainda que o banco tenha reduzido para zero as taxas de juro de referência, a 3 de Agosto, a moeda continuou a valorizar-se, o que ameaça as exportações do país.
Ver comentários
Saber mais Suíça franco câmbio SNB intervenção
Outras Notícias