Crédito Bancos cortam avaliação das casas no arranque do ano

Bancos cortam avaliação das casas no arranque do ano

Após quatro meses de subidas, as avaliações feitas pela banca aos imóveis encolheram no arranque deste ano. Lisboa, mas também o Algarve, foram as regiões responsáveis pela quebra.
Bancos cortam avaliação das casas no arranque do ano
Bruno Simão
Paulo Moutinho 24 de fevereiro de 2016 às 11:17

O valor das casas tem vindo a aumentar, mas interrompeu a tendência no primeiro mês deste ano. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a avaliação feita pelas instituições financeiras caiu em Janeiro. Baixou para os 1.047 euros por metro quadrado, com Lisboa a destacar-se nas quedas. Em termos homólogos, os preços continuam mais elevados, mas menos que no final de 2015.

"O valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, para o total do País, passou de um valor de 1.050 euros por metro quadrado em Dezembro, para 1.047 euros em Janeiro, o que representou uma diminuição de 0,3%", refere o INE. Esta queda em Janeiro foi a primeira após quatro meses consecutivos de aumentos.


Segundo o INE, a "Área Metropolitana de Lisboa e a região do Algarve, com valores médios de avaliação de 1.266 euros por metro quadrado e 1.287 euros por metro quadrado, a que corresponderam reduções de 0,5% e 2,4%, respectivamente, foram determinantes para a evolução do resultado agregado".


Preços em alta


Apesar da quebra registada entre Dezembro e Janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2015, o valor atribuído pelos bancos aos imóveis está bastante mais elevado. "O valor médio de avaliação no total do País registou um aumento de 3,7% em Janeiro (de menor intensidade que o observado no mês anterior, cuja variação foi 4,5%)", diz o INE.


"Com excepção da região Centro, todas as regiões apresentaram taxas de variação inferiores às observadas em Dezembro", remata. Enquanto em Dezembro a variação era positiva em 0,7%, em Janeiro passou a ser de 0,9%, revelam os dados divulgados esta quarta-feira, 24 de Fevereiro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI