Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE não compra obrigações soberanas há 14 semanas

Nas 60 semanas de actividade do Securities Markets Programme (SMP) - mecanismo criado para comprar títulos de dívida soberana dos países do euro em maior dificuldade de forma a dar maior liquidez ao mercado – o BCE nunca tinha estado tanto tempo sem fazer qualquer compra.

Negócios negocios@negocios.pt 04 de Julho de 2011 às 16:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Banco Central Europeu não comprou dívida pública na semana passada, pela 14ª semana consecutiva. Assim, o BCE mantém em carteira 74 mil milhões de euros em obrigações, à semelhança da semana precedente.

De acordo com os dados hoje divulgados pela autoridade monetária europeia, o BCE vai proceder à habitual operação de oferta de depósitos a sete dias, a uma taxa variável com um máximo fixado nos 1,25%, para esterilizar os 74 mil milhões de euros de liquidez gerada pelo programa de compra de dívida dos Estados no mercado secundário.

Este programa, iniciado a 10 de Maio de 2010, na mesma altura em que a Grécia recorreu à ajuda financeira internacional, foi criado com o intuito de travar a escalada dos juros da dívida pública no mercado secundário, relembra a Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais BCE compra de dívida pública
Outras Notícias