Notícia
Bruxelas quer reduzir influência dos "ratings" nas regras da banca
O comissário europeu responsável pelos serviços financeiros, Michel Barnier, diz que "as agências de ‘rating’ têm demasiada influência na nossa legislação" e promete apoiar o surgimento de agências concorrentes.
- Assine já 1€/1 mês
- ...

A ESMA é a entidade responsável pelo registo e supervisão das agências de “rating” no novo quadro de supervisão europeu.
A menor dependência das agências de “rating” será compensada com a obrigação de os bancos levarem a cabo a sua própria avaliação de risco e “não dependerem dos ‘ratings’ elaborados por terceiros, de forma automática e mecânica”.
Outra das prioridades será “melhorar a concorrência no negócio de atribuição de ‘ratings’”, afirmou o comissário. “Como disse no passado, o mercado das agências de “rating” é demasiado concentrado e é essencial mais concorrência e diversidade”, disse Michel Barnier.
Vários líderes europeus vieram nos últimos dias apelar à criação de uma agência de “rating” europeia, como Jean-Claude Juncker (presidente do Eurogrupo) e Viviane Reding, comissária europeia para a Justiça.
A Comissão Europeia irá dar o seu melhor para “apoiar directa e indirectamente o surgimento de novos actores”, afirmou Michel Barnier. “Outra ideia interessante é explorar a possibilidade de se criar uma rede de agências de pequena e média dimensão”.