Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

DECO recomenda amortizar dívida antes do prazo para evitar comissões

A análise realizada pela DECO revela que compensa terminar o contrato um ou dois meses antes da data final. Poderá poupar até 200 euros.

Paulo Moutinho 25 de Agosto de 2010 às 09:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A DINHEIRO & DIREITOS, da DECO, analisou as comissões cobradas pelos bancos quando o contrato de crédito à habitação termina e concluiu que, nalgumas instituições financeiras, compensa amortizar a dívida antes do tempo. Poderá poupar até 200 euros em comissões.

“Alguns bancos isentam os clientes de todas as despesas. Mas a Caixa Galicia, a CGD, o Banco Popular, o Deutsche Bank, o Crédito Agrícola, o Finibanco e o Montepio cobram entre 78 e 208 euros pelo distrate de hipoteca e imposto de selo, se o cliente respeitar o prazo do contrato”.


Nestes casos, “compensa terminar o contrato um ou dois meses antes da data final e poupar até 200 euros”, refere a DECO. “Por exemplo, se faltar apenas uma prestação de 350 euros para liquidar o crédito (com taxa variável) e o cliente resolver antecipar a amortização um mês, o banco só pode cobrar até 1,75 (350 x 0,5%)”.

Segundo a DECO, “se aquelas instituições insistirem em cobrar uma ‘comissão’ pelo distrate de hipoteca, devem incluí-la no cálculo da taxa anual efectiva divulgada ao consumidor no início do contrato. Esta reflecte o custo total do crédito e tem de incluir todas as comissões cobradas durante o empréstimo”.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias