Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi: "O BCE não é membro do FMI"

Mário Draghi afastou a hipótese do BCE se associar ao FMI para emprestar dinheiro aos países europeus em dificuldades.

Rui Peres Jorge rpjorge@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 14:20
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
Mário Draghi afastou a hipótese do BCE se associar ao FMI para emprestar dinheiro aos países europeus em dificuldades, uma hipótese que vinha sendo avançada durante a semana. “O BCE não é membro do FMI”, frisou.

O presidente do BCE vincou também que não estará disponível para financiar os países em dificuldades, nem para desrespeitar o espírito do Tratado europeu, que define que o BCE não poderá financiar os défices de países do euro. “O mecanismo pela qual o dinheiro está a ser canalizado para os países europeus não deve desrespeitar o espírito do Tratado”, afirmou.

Draghi concretizou: “Se os bancos centrais nacionais quiserem emprestar ao FMI e o FMI depois emprestar à Indonésia ou China, tudo bem. Mas se o FMI usasse esse dinheiro para comprar obrigações na Zona euro, então isso violaria o Tratado”.

O banco central deixa assim também claro que não estará disposto a uma intervenção mais activa, e muito menos sem limites, nos mercados de dívida publica para aliviar a pressão sobre Itália e Espanha.

Ver comentários
Saber mais Draghi BCE FMI
Outras Notícias