Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha coloca quase o dobro da dívida prevista com juro mais baixo (act.)

O Tesouro espanhol emitiu 9,98 mil milhões de euros em obrigações com maturidade em 2015 e 2016. A taxa de juro caiu.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 12 de Janeiro de 2012 às 10:13
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A taxa de juro da dívida implícita nas obrigações com maturidade em Julho de 2015 foi de 3,384%, que compara com a taxa de 5,187% numa emissão realizada em Dezembro.

A procura da nova emissão com maturidade de três anos foi equivalente a 1,8 vezes a oferta. O que compara com uma cobertura da oferta pela procura de 2,7 vezes na emissão similar. A queda da taxa de juro face ao leilão de Dezembro é particularmente notável porque, de um modo geral, é costume que as novas emissões incorporem um prémio na taxa de juro.

Na emissão de obrigações com maturidade de quatro anos cuja maturidade é em Abril de 2016, a taxa de juro média saldou-se em 3,748%, tendo caído dos 4,871% pagos na emissão comparável. A procura foi equivalente a 2,21 vezes a oferta, o que compara com 2,85 vezes a oferta na emissão anterior, segundo a agência Dow Jones.

Na emissão com maturidade em Outubro de 2016 a “yield” média foi de 3,912%, o que compara com 4,898% pagos numa operação anterior. A oferta foi coberta em 1,71 vezes pela procura, enquanto na emissão com que este leilão é comparado, a procura fora de 1,62 vezes a oferta.

Espanha pretendia colocar 5 mil milhões de euros nos vários leilões agendados para hoje, tendo acabado por emitir 9,98 mil milhões de euros, o que confirma o apetite dos investidores por dívida espanhola.

Os investidores parecem ter reagido bem às medidas propostas pelo Governo espanhol para conter o contágio da crise orçamental. Ontem, o parlamento de Espanha aprovou as medidas de austeridade propostas por Mariano Rajoy, destinadas a poupar 15 mil milhões de euros em dívida.

As emissões de dívida de Espanha e de Itália, que decorreram hoje, foram as primeiras desde o início do ano e desde aprovação de mais medidas de austeridade pelos governos dos dois países.

Também Itália conseguiu um bom resultado no leilão de dívida que realizou hoje, vendo os juros descer face a uma operação comparável depois de ter aprovado medidas de austeridade recentemente.

(Actualiza com resultado em mais emissões e com contexto)
Ver comentários
Saber mais Espanha Rajoy dívida
Outras Notícias