Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor caem pela 21ª sessão e renovam mínimos históricos

As taxas interbancárias para o prazo de 12 meses desceram para valores abaixo dos 0,8%. No prazo de um mês as taxas Euribor subiram 0,1 pontos base.

Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 03 de Setembro de 2012 às 11:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
As taxas interbancárias para o prazo de 12 meses desceram para valores abaixo dos 0,8%. No prazo de um mês as taxas Euribor subiram 0,1 pontos base.

A Euribor a três meses recuou 0,2 pontos base para 0,276%. O indexante mais usado no crédito à habitação em Portugal, a taxa Euribor a seis meses, cedeu 0,4 pontos base para 0,533%.

Para o prazo de um mês as taxas interbancárias avançaram 0,1 pontos base para os 0,122%. A Euribor a 12 meses perdeu 0,7 pontos base para 0,798, ficando pela primeira vez abaixo dos 0,8%.

Desde o final de 2011 que as taxas Euribor têm resvalado. Na altura o Banco Central Europeu (BCE) cortou a taxa de juro para 1%. Em Junho a autoridade monetária colocou o preço do dinheiro nos 0,75, um valor nunca antes registado. A 6 de Setembro há nova reunião do BCE e espera-se que a autoridade monetária volte a cortar os juros para 0,50%.

A contribuir para tal está também a descida da taxa de depósitos para zero, por parte do BCE, o que significa que a autoridade monetária deixou de oferecer remunerações aos bancos que pretendem colocar dinheiro em Frankfurt, de modo a que o dinheiro circule entre as instituições, o que retirou pressão do mercado interbancário e conduziu à descida destes indexantes utilizados como indicadores das operações entre os bancos.

Ver comentários
Saber mais Euribor mínimos
Outras Notícias