Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor em forte queda em dia de reunião do BCE

As taxas Euribor voltaram hoje a registar uma forte queda, em especial nos prazos mais curtos. O banco central reúne-se esta tarde mas não é expectável que reduza a taxa de juro de referência da Zona Euro.

  • Partilhar artigo
  • ...
A maior queda registou-se no prazo a um mês, que já está abaixo da taxa de referência de 1%. A Euribor a um mês cai, consecutivamente, desde 21 de Dezembro, e ficou hoje nos 0,864%.

A taxa a três meses recuou para 1,245% e a seis meses, a mais utilizada no crédito habitação, caiu para 1,527%. Nos prazos mais longos – 9 e 12 meses – as taxas caíram para 1,705% e 1,856%, respectivamente.

O Banco Central Europeu reúne-se hoje em Frankfurt mas tudo indica que não será anunciado um novo corte da taxa de referência da Zona Euro. Os analistas acreditam que os juros se vão manter em 1%, pelo menos até Março. Um corte na reunião de hoje ou na de Fevereiro "sinalizaria uma situação de pânico desnecessariamente", diz a Newedge Strategy.

"Nada faz antever que o BCE volte a descer a taxa de juro na reunião de hoje, aponta Annalisa Piazza, analista do Newedge, em nota obtida pelo Negócios. "Os dados económicos divulgados desde Dezembro têm sido mistos mas apontam para uma abrandamento, não para um colapso das principais economias do bloco", assinala. "Já a inflação começou a abrandar (2,8% em Dezembro) mas poderá ser suportada pelas tensões no Irão e pela consequente subida dos preços da energia".

Por estas razões, a casa de investimento diz que "o BCE vai continuar em modo 'esperar para ver' e, pelo menos até Março - depois da próxima actualização das estimativas macro-económicas do BCE -, a taxa de referência permanecerá em 1%". "Um corte antes de Março, sinalizaria junto dos investidores um pânico desnecessariamente", acrescenta.
Ver comentários
Saber mais euribor bce zona euro taxa de juro
Outras Notícias