Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor voltam a deslizar em todos os prazos

Possibilidade de travagem da subida dos juros, devido à situação económica delicada na Zona Euro, conduz à redução das taxas interbancárias.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 10:31
  • Partilhar artigo
  • ...
As Euribor regressaram às perdas em todos os prazos, permanecendo em queda com o receio de que a situação económica na Europa não seja boa o suficiente para possibilitar uma nova subida dos juros este ano.

As taxas interbancárias são definidas consoante a evolução dos juros de referência para a Zona Euro. Se a tendência do início do ano era de aumento, neste momento o cenário europeu alterou-se.

Ontem, foram divulgados os dados do crescimento económico dos vários países da Zona Euro no segundo trimestre. As duas maiores economias da região estagnaram.

Além disso, o facto de Espanha e Itália estarem ameaçadas pela crise da dívida leva igualmente à especulação de que haja uma travagem na tendência de subida dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE).

Por isso, a Euribor a um mês desceu 0,5 pontos base e fixou-se em 1,352%. O indexante não ganha valor há nove sessões.

A taxa a três meses deslizou 0,1 pontos base e colocou-se em 1,535%, ainda acima da taxa de juro de referência, que está fixada em 1,5%.

Por sua vez, depois de três subidas, as Euribor a seis, nove e doze meses voltaram a cair. A seis meses perdeu 0,1 pontos base para 1,74%, ao passo que a nove meses deslizou 0,1 pontos base para 1,902%. Por sua vez, o indexante mais longo recuou 0,2 pontos base e está agora em 2,078%.
Ver comentários
Saber mais Euribor BCE Jean-Claude Trichet taxas de juro
Outras Notícias