Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Financeiras emprestam mais de 2,8 mil milhões de euros no primeiro semestre

As instituições especializadas em financiamento concederam 2.805 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano. Mais 18% do que no ano passado, revelou a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).

Miguel Baltazar/Negócios
Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 12:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

As associadas da ASFAC emprestaram mais de 2,8 mil milhões de euros, entre Janeiro e Junho deste ano. Um montante que supera em mais 18% o total emprestado no período homólogo, revelou a ASFAC. A quase totalidade deste valor (94%) destina-se a particulares.

 

"Esta subida no crédito atribuído deveu-se, essencialmente, ao aumento do crédito ‘stock’ em 18,6% e à subida do crédito clássico concedido a particulares em 31%", sublinha a ASFAC. Mas também o crédito "revolving", como é o caso dos cartões de crédito, acompanhou esta tendência de crescimento e aumentou 7%, neste período.

 

No que diz respeito ao crédito clássico, 70% do montante atribuído teve como destino a aquisição de meios de transporte, mais 28% do que no mesmo período de 2014. No crédito pessoal, que representa 20% do total de crédito clássico, verificou-se uma subida de 46%.

 

Em média, o valor atribuído por cada contrato de financiamento, entre Janeiro e Junho, foi de 5.437 euros, o que representa um aumento de 13,5% face ao mesmo período do ano passado.  

 

"Estes números vêm confirmar a tendência de crescimento a que temos vindo a assistir e reflectem a retoma da economia e, consequentemente, o aumento da confiança dos portugueses", refere António Menezes Rodrigues. "Contudo, os valores totais de concessão estão muito longe do que se verificou antes da crise, o que revela uma recuperação sustentada do recurso ao crédito especializado", acrescenta o presidente da ASFAC em comunicado.

 

"Em contraciclo, verificou-se uma retracção na atribuição de crédito clássico às empresas em cerca de 14%, representando este tipo de financiamento 6% do total do crédito clássico atribuído", sublinha a associação.

Ver comentários
Saber mais crédito consumo financiamento empréstimos crédito pessoal ASFAC meio de transporte
Outras Notícias