Notícia
Financeiras emprestam mais de 2,8 mil milhões de euros no primeiro semestre
As instituições especializadas em financiamento concederam 2.805 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano. Mais 18% do que no ano passado, revelou a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...
As associadas da ASFAC emprestaram mais de 2,8 mil milhões de euros, entre Janeiro e Junho deste ano. Um montante que supera em mais 18% o total emprestado no período homólogo, revelou a ASFAC. A quase totalidade deste valor (94%) destina-se a particulares.
"Esta subida no crédito atribuído deveu-se, essencialmente, ao aumento do crédito ‘stock’ em 18,6% e à subida do crédito clássico concedido a particulares em 31%", sublinha a ASFAC. Mas também o crédito "revolving", como é o caso dos cartões de crédito, acompanhou esta tendência de crescimento e aumentou 7%, neste período.
No que diz respeito ao crédito clássico, 70% do montante atribuído teve como destino a aquisição de meios de transporte, mais 28% do que no mesmo período de 2014. No crédito pessoal, que representa 20% do total de crédito clássico, verificou-se uma subida de 46%.
Em média, o valor atribuído por cada contrato de financiamento, entre Janeiro e Junho, foi de 5.437 euros, o que representa um aumento de 13,5% face ao mesmo período do ano passado.
"Estes números vêm confirmar a tendência de crescimento a que temos vindo a assistir e reflectem a retoma da economia e, consequentemente, o aumento da confiança dos portugueses", refere António Menezes Rodrigues. "Contudo, os valores totais de concessão estão muito longe do que se verificou antes da crise, o que revela uma recuperação sustentada do recurso ao crédito especializado", acrescenta o presidente da ASFAC em comunicado.
"Em contraciclo, verificou-se uma retracção na atribuição de crédito clássico às empresas em cerca de 14%, representando este tipo de financiamento 6% do total do crédito clássico atribuído", sublinha a associação.