Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch coloca "rating" da Portugal Telecom sob vigilância negativa (act.)

A agência Fitch acaba de reiterar o "rating" BBB da Portugal Telecom. Mas colocou essa mesma classificação de risco de dívida sob vigilância de pendor negativo, o que indica que poderá revisto em baixa em breve.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 05 de Abril de 2011 às 11:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A alteração da perspectiva da Fitch “reflecte a indefinição ao nível macroeconómico que a empresa enfrenta no mercado doméstico, depois do fracasso do governo em avançar com novas medidas consolidação fiscal e a maior probabilidade de mais iniciativas de austeridade depois das eleições”.

“Essa indefinição deverá ter um efeito [negativo] sobre o investimento estatal e sobre a confiança dos consumidores”, assinala a agência de “rating”, em nota a que o Negócios teve acesso.

O “outlook” negativo, que substitui o anterior “Estável” “sinaliza, portanto, que a Portugal Telecom está a entrar num período de incerteza sem precedentes, com a possibilidade de uma recaída em recessão económica a tornar particularmente difícil antecipar o comportamento das operações no mercado interno”.

A Fitch promete monitorizar até que ponto a conjuntura económica colocará pressão sobre as receitas e as margens ao longo deste ano. Se os efeitos não forem mais negativos do que a Fitch prevê nesta altura, isso poderá levar a uma “estabilização” do “outlook”.

Isto porque a Fitch salienta o sucesso dos produtos de televisão paga (MEO) e a abordagem progressiva em relação ao investimento na fibra óptica. Além disso, a Portugal Telecom conta com uma posição de liquidez robusta, o que suporta o actual “rating” da dívida da operadora.



Ver comentários
Saber mais Portugal Telecom rating Fitch
Outras Notícias