Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch reafirma "rating" da dívida pública portuguesa

A agência de notação financeira emitiu um comunicado em que mantém a classificação de crédito da dívida pública portuguesa e a perspectiva "negativa" que tem para a classificação.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 18:09
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A Fitch Ratings manteve o "rating" de "BB+" que atribui à dívida portuguesa de longo prazo, assim como a perspectiva "negativa" para a classificação.

O progresso feito na implementação do programa acordado com a troika e é contrabalançado pela deterioração do consenso político acerca da receita, diz a agência de notação financeira.

Os analistas da Fitch reconhecem o mérito do esforço de ajustamento que está a ser feito, que permitiu reduzir o défice da balança comercial para 3,7% do produto interno bruto (PIB), segundo a estimativa da agência. Contudo, estão a emergir riscos à implementação de um programa que a agência considera “doloroso mas necessário”.

“Apesar de o programa estar encaminhado, está a passar por uma fase de delicada”, lê-se no comunicado. “Um impasse institucional que leve a uma paralisia política seria negativa para a classificação de crédito”, acrescentam os analistas.A Fitch tem uma previsão de contracção do PIB português de 1,5% em 2013 e diz que o ambiente económico adverso vai dificultar o cumprimento dos objectivos orçamentais. Espanha é o maior parceiro comercial de Portugal e o ajustamento que está a ser implementado pelo governo de Mariano Rajoy também penaliza a economia portuguesa.


Ver comentários
Saber mais Fitch Ratings Portugal dívida
Outras Notícias