Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gurría: "O que importa é a qualidade das políticas, e não o que dizem as agências"

Secretário-geral da OCDE desvaloriza decisão da Standard & Poor’s que, na sexta-feira, cortou o "rating" de nove países europeus.

Rita Faria afaria@negocios.pt 16 de Janeiro de 2012 às 12:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Ángel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), desvalorizou hoje a actuação das agências de "rating", a propósito da actuação da Standard & Poor’s, que baixou a notação de nove países europeus na passada sexta-feira.

"As agências de rating são sempre pro-cíclicas: quando as coisas vão bem enfatizam esse aspecto, mas quando as coisas vão mal, resumem-se ao negativo", afirmou Gurría, citado pelo "Expansión". "O que importa é a qualidade das políticas económicas adoptadas por cada país, e não aquilo que dizem as agências de rating."

O secretário-geral da OCDE comentou ainda a situação da economia espanhola e elogiou as políticas que estão a ser seguidas pelo novo primeiro-ministro do país vizinho, Mariano Rajoy.

"O novo executivo espanhol está a fazer aquilo que tem de fazer. Não está a deixar-se levar pelo que dizem as agências de rating, ou a imprensa, ou até Bruxelas. Simplesmente está a fazer o que deve", concluiu.
Ver comentários
Saber mais Gurría Standard & Poor's rating
Outras Notícias