Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda atrai forte procura em emissão de dívida a 10 anos

Procura já excede os sete mil milhões de euros na primeira emissão de dívida a 10 anos desde o pedido de ajuda externa. Os livros de ordens estão abertos, segundo as agências noticiosas, que adiantam que o custo rondará os 4,20%.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 13 de Março de 2013 às 10:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

O Tesouro irlandês está hoje a promover uma emissão de dívida a 10 anos. Os livros de ordens estão abertos, segundo as agências noticiosas, que adiantam que o custo rondará os 245 pontos base acima das taxas de mercado, isto é, cerca de 4,20%.

 

A confirmar-se que este será o custo médio no final da operação, a Irlanda pagará uma taxa inferior a Itália e Espanha, que nas últimas emissões a 10 anos pagaram juros de 4,83% e 4,92%, respectivamente.

 

O montante da emissão deverá ficar entre os dois mil milhões e os três mil milhões de euros. Segundo a agência Dow Jones, apenas duas horas depois do início da operação a procura total já excede os sete mil milhões de euros, excluindo as ofertas colocadas pelos bancos gestores da operação, que são o Barclays, o Danske Bank, o Davy, o Goldman Sachs, o HSBC e o Nomura.

 

Esta é a primeira emissão de dívida a 10 anos desde que o país pediu um resgate financeiro aos parceiros europeus e ao FMI, no Outono de 2010, e poderá colocar o país mais próximo no restabelecimento de “acesso ao mercado”, um critério essencial para a possível intervenção do BCE através da compra de dívida, o que poderia contribuir para normalizar ainda mais os prémios de risco cobrados a Irlanda.

Ver comentários
Saber mais Irlanda dívida emissão
Mais lidas
Outras Notícias