Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida italiana a 10 anos acima dos de Espanha pela primeira vez em ano e meio

As taxas de juro implícitas nas obrigações italianas a 10 anos estão pela primeira vez acima da “yield” das obrigações espanholas desde Março de 2012. Crise política e uma contracção da economia italiana justificam o comportamento.

Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 10 de Setembro de 2013 às 09:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Os juros da dívida a 10 anos em Itália estão a recuar 3,2 pontos base para 4,490%, ultrapassando os juros espanhóis, que se encontram a descer 5,8 pontos para 4,484%, algo que não acontecia há um ano e meio, desde Março de 2012.

 

Também esta terça-feira, as bolsas estão em alta na Europa, sendo que a que está a registar o menor avanço é mesmo a italiana, ao apreciar 0,26%, subida que compara à de perto de 1% nos restantes índices europeus.

 

As causas deste momento nos juros da dívida italiana e de uma menor tendência positiva do MIBTEL prendem-se com questões políticas e económicas.

 

Foram divulgados esta terça-feira os dados sobre a economia italiana que dão conta de uma contracção no segundo trimestre do ano, acima do que era inicialmente esperado, com as exportações a não conseguirem ofuscar a queda na procura interna.

 

O produto interno bruto (PIB) caiu 0,3% face aos três meses anteriores, segundo o Instituto Nacional de Estatística italiano. Este valor é superior à leitura inicial, que apontava para uma queda de 0,2%. Os gastos dos consumidores diminuíram 0,4%, ao passo que as exportações aumentaram 1,2%.

 

Ao nível político, uma comissão especial do Senado italiano reuniu-se ontem, segunda-feira, para discutir a eventual expulsão de Sílvio Berlusconi, na sequência da sua condenação por fraude fiscal. A decisão, que pode demorar longos dias ou mesmo semanas, promete quebrar a frágil coligação de Governo e fazer mergulhar Itália numa nova crise política.

 

Figuras destacadas do Povo da Liberdade (PDL de centro-direita), comandado por Berlusconi, ameaçaram retirar-se do Governo dirigido pelo primeiro-ministro Enrico Letta se o antigo chefe de Governo for expulso do Senado.

Ver comentários
Saber mais Itália Espanha taxas de juro obrigações
Outras Notícias