Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida portuguesa a 10 anos negoceiam abaixo dos 6%

Os juros da dívida portuguesa registam hoje uma queda em todos os prazos, com a “yield” das obrigações a 10 anos a baixar a barreira dos 6%, atingindo mínimos desde 24 de Janeiro. Em Itália, os juros da dívida a dois anos estão em mínimos históricos, e a 10 anos em mínimos de Novembro de 2010.

Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 22 de Abril de 2013 às 14:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Os juros da dívida soberana portuguesa encontram-se a recuar, fruto do efeito positivo do acordo alcançado no Eurogrupo para alargar os prazos de pagamento da dívida de Portugal e do aclamar de pressão sobre a Europa.

 

A “yield” da dívida a 10 anos cede 14,7 pontos base para 5,915%, continuando a tendência de alívio dos juros da dívida portuguesa. Nos restantes prazos a tendência é igualmente de descida na sessão desta segunda-feira.

 

De acordo com as taxas genéricas da Bloomberg, o juro da dívida a cinco anos cai 16,1 pontos base para 4,649%. Volta assim a situar-se abaixo do juro que Portugal pagou na primeira emissão de dívida de longo prazo desde o pedido de assistência financeira. Nessa emissão de dívida a cinco anos, realizada em Janeiro, Portugal pagou um juro de 4,891% para colocar 2,5 mil milhões de euros.

 

Na dívida a dois anos os juros caem 0,8 pontos base para 2,902%. As quedas mais acentuadas verificam-se nas obrigações com maturidade de quatro anos, com as “yields” a cederem quase 18 pontos base.

 

Este alívio nos juros da dívida portuguesa surge numa altura em que o mercado reage de forma positiva à reeleição de Giorgio Napolitano como presidente de Itália, levando à subida das obrigações portuguesas e espanholas - que têm o comportamento oposto ao das taxas de juro.

 

Também em Itália os juros da dívida descem, com especial destaque para o período de dois anos que se encontra em mínimos históricos, após uma descida de 8,9 pontos bases para 1,245%, e também para o prazo de 10 anos que se encontra em mínimos de Novembro de 2010, ao cair 16 pontos percentuais para 4,063%.

 

(Correcção: Por lapso no título era referido "dois anos" quando se trata de "10 anos)

Ver comentários
Saber mais juros dívida yield Itália
Outras Notícias