Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s coloca "rating" de mais duas regiões espanholas no "lixo"

A agência de notação financeira reviu hoje em baixa o "rating" de quatro regiões espanholas. Duas delas passam a ter classificação de "lixo".

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 17 de Maio de 2012 às 18:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A Moody’s cortou hoje o “rating” de quatro comunidades autónomas espanholas, citando o seu fraco desempenho orçamental em 2011 e a reduzida probabilidade de cumprirem as metas de défice acordadas com o governo central.

A região da Extremadura viu o seu “rating” cortado em um nível, de A3 para Baa1, enquanto a Andaluzia sofreu um corte de dois níveis, de A3 para Baa2. Já as regiões da Catalunha e de Murcia viram o seu “rating” cortado para Ba1, que já se encontra no grau especulativo, ou seja, de “lixo”.

A Moody’s decidiu ainda manter o “rating” das regiões de Castela-La Macha e Valência, que já se encontram em “lixo”.

Na nota onde justifica os cortes, a agência de notação financeira afirma que todas estas seis regiões espanholas permanecem com o “rating” em perspectiva negativa, em linha com atribuído a Espanha, que tem um “rating” de A3 (quatro níveis acima de lixo).

Todas as quatro regiões afectadas têm um défice acima de 3% do PIB, o que fica consideravelmente acima do objectivo definido pelo Executivo espanhol, de 1,3% do PIB. A Moody´s nota ainda uma deterioração significativa nas métricas de dívida das regiões e a “incerteza considerável” quanto à probabilidade de descerem os seus défices para 1,5% do PIB.
Ver comentários
Saber mais Moody’s regiões espanholas
Mais lidas
Outras Notícias