Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s mantém “rating” de Portugal

A agência de notação financeira decidiu manter o “rating” do país devido aos progressos “significativos” na consolidação orçamental e na implementação de reformas. Já as perspectivas continuam “negativas” devido à vulnerabilidade persistente da Zona Euro, à economia fraca e aos níveis elevados de endividamento.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 28 de Março de 2013 às 10:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Moody’s decidiu manter o “rating” de Ba3 e o “outlook” para Portugal. A notação financeira da dívida soberana continua assim três nível abaixo de lixo.

 

Numa nota publicada esta quinta-feira, 28 de Março, a agência explica a decisão. Por um lado mantém as perspectivas “negativas” devido ao contexto europeu, que continua “vulnerável” mais recentemente por causa da decisão em torno de Chipre, ao nível de endividamento, que deverá atingir os 124% do PIB, e à fraqueza da economia, que deverá contrair 2% este ano, o que representa quase “o dobro do previsto anteriormente pela Moodys’”.

 

Por outro lado, a manutenção do “rating” deve-se “aos progressos significativos na consolidação orçamental e na implementação de reformas estruturais no contexto de ajustamento económico”, bem como “ao regresso ao mercado nos últimos meses”, o que é “um requisito para o país sair com sucesso” do programa da troika “sem necessitar de um segundo resgate.”

 

Ver comentários
Saber mais Mooyd's rating notação financeira
Mais lidas
Outras Notícias