Notícia
Moody’s: Reestruturação da Grécia afectaria "rating" de Portugal
A agência Moody’s acredita que uma reestruturação da dívida grega, independentemente do formato que assumir, teria consequências para a classificação de risco não só da Grécia mas de países como Portugal e Irlanda.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...

“Isso levaria, por seu turno, a uma crescente polarização dos ‘ratings’ da dívida soberana na Europa, com os países mais fortes a manterem ‘ratings’ elevados ou muito elevados, e com os países mais frágeis a sentirem dificuldades em manterem-se em ‘investment grade’”.
No relatório hoje divulgado, a agência não comenta a probabilidade de uma reestruturação da dívida grega, mas centra-se no impacto de vários cenários de reestruturação para o ambiente de crédito na Europa.
A Moody’s acredita que, por muito que as autoridades procurem uma reestruturação “ordeira”, um “default” teria um impacto adverso para a Grécia e para os seus bancos, bem como para outros países europeus.
“O impacto total sobre os mercados financeiros europeus seria difícil de prever e ainda mais difícil de controlar”, escreve a agência de notação financeira.
Rating da Grécia poderia cair para Ca ou C
O “rating” da dívida grega poderia cair para Ca ou C, num evento de reestruturação. O sector bancário teria de ser recapitalizado, para compensar as perdas em dívida grega detida nos seus balanços, e seria necessário continuar com os programas de liquidez do Banco Central Europeu.
O “rating” B1 da Grécia está desde o início do mês sob revisão para um possível corte.