Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Noyer: Reestruturar dívida grega será uma "história de horror"

Governador do Banco de França acentuou a oposição do BCE a um cenário de reestruturar a dívida da Grécia.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 24 de Maio de 2011 às 09:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
Christian Noyer, governador do Banco de França e membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu disse esta manhã que avançar com uma reestruturação da dívida grega representa uma "história de horror" que a autoridade monetária não pode aceitar.

"Não há solução possível" para a Grécia além de continuar com o programa de austeridade, disse Noyer, citado pela Bloomberg, acrescentando que "reestruturar [a dívida] não é solução, é uma história de horror".

Noyer alertou também que num cenário de reestruturação de dívida, as obrigações soberanas do país deixariam de ser aceites como colateral pelo BCE nos empréstimos ao país.

O discurso de Noyer surge em linha com outros membros do conselho de governadores do BCE, que têm repetido os alertas para o perigo de avançar com uma reestruturação da dívida grega.

Noyer explicou que o BCE está a aceitar dívida grega como colateral, apesar do "rating" ter descido para BBB, mas num cenário de reestruturação e de que a Grécia falhe a implementação do programa de austeridade, a situação irá deteriorar-se e o banco central deixará de aceitar dívida grega como colateral.

As autoridades gregas têm afastado o cenário de reestruturação, mas responsáveis europeus admitem uma reestruturação "suave" da dívida.
Ver comentários
Saber mais Christian Noyer Grécia
Outras Notícias