Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portas: Vale a pena reformar a sério a regulação das agências de notação financeira

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, pugnou hoje por uma "reforma séria" da regulação das agências de notação, e considerou que a Standard & Poor’s (S&P) deve alterar a sua metodologia.

Vídeo RTP | Lusa 15 de Janeiro de 2012 às 19:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
"Em vez de fazer avaliações nacionais, a S&P decidiu fazer uma avaliação regional, o que lhe pode custar alguma credibilidade", considerou o chefe da diplomacia portuguesa em Belgrado, onde hoje iniciou uma visita oficial de 24 horas.

"Vale a pena reformar a sério a regulação das agências de 'rating'", sublinhou ainda Paulo Portas em declarações aos média.

Na sexta-feira, a agência de norte-americana baixou a notação de crédito de nove países europeus, incluindo Portugal, que perdeu dois níveis e foi remetido para a categoria considerada "lixo" (BB).

"Lamento que a S&P tenha mudado de metodologia. Se compararmos o relatório da S&P de 22 de maio sobre Portugal com as condições que hoje temos em Portugal depois de duas avaliações positivas do triunvirato, depois de se ter atingido o objectivo orçamental, de se terem iniciado as reformas estruturais, de se ter mantido um grau de consenso político relevante, percebem que do ponto de vista nacional não faz sentido essa desgraduação", insistiu o ministro.

Ver comentários
Saber mais Paulo Portas agências de rating S&P
Mais lidas
Outras Notícias