Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

S&P: Espanha terá que fazer mais para cumprir metas do défice

O "rating" AA atribuído a Espanha pela agência Standard & Poor’s está em risco. O país terá que tomar novas medidas para assegurar que cumpre os objectivos de défice orçamental para os próximos anos.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 22 de Fevereiro de 2011 às 19:35
Espanha terá que fazer mais para assegurar o cumprimento das metas do défice nos próximos anos, noticia a Reuters citando um analista da Standard & Poor’s (S&P).

A S&P reiterou no início do mês a classificação financeira da dívida espanhola, mas colocou-a sob vigilância de pendor “negativo”, reflectindo os elevados níveis de endividamento do sector público, as dificuldades no mercado laboral e os desafios da economia.

Agora a agência vem dizer que “continuam a existir riscos negativos para o nosso enquadramento (“rating”) actual”. O analista citado pela Reuters, Marko Mrsnik, chamou a atenção para possíveis desvios nas projecções orçamentais e para o ritmo da desalavancagem do sector privado.

O analista mostrou-se também preocupado com a capacidade do país de se financiar nos mercados financeiros, o que poderá afectar o “rating” atribuído à dívida espanhola, acrescenta a Reuters.

A mesma agência de notação financeira cortou esta tarde o “rating” do La Caixa e do Banco Popular.

Ver comentários
Saber mais Espanha rating S&P Standard & Poor's
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio