Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Seis em cada dez créditos estão em incumprimento quando chegam à Deco

Em 2014, o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) abriu 2.768 processos de ajuda a famílias em dificuldades. Mais de 60% destes já tinham prestações em atraso.

Bruno Simão/Negócios
Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 03 de Fevereiro de 2015 às 13:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Entre Janeiro e Dezembro do ano passado, a Deco deu início a 2.768 processos de sobreendividamento. Um número que representa uma queda de 31,4% face a 2013. Contudo, esta descida não significa que tenha diminuído o número de famílias em dificuldades, tendo em conta que o GAS recebeu 29.006 contactos, praticamente em linha com os 29.214 pedidos de ajuda recebidos um ano antes.

 

Além disso, o Boletim Estatístico do GAS revela também que 63% dos processos iniciados no ano passado já estavam em situação de incumprimento, sendo que apenas 37% ainda tinha a sua situação regularizada. Ou seja, seis em cada dez créditos já têm prestações em atraso quando chegam à Deco.

 

A principal causa para as dificuldades das famílias continua a ser a deterioração das condições laborais. Os cortes salariais e o aumento da carga fiscal justificaram 33% dos processos de sobreendividamento iniciados pela associação, enquanto o desemprego foi a causa invocada em 31% das situações. A terceira principal causa para as dificuldades continua a ser o divórcio/separação (11%).

 

A taxa de esforço média dos processos de sobreendividamento ascendeu a 73%, no ano passado, o que revela que as famílias ficam com menos de 30% para fazer face a outras despesas que não estejam relacionadas com as suas obrigações com os empréstimos.

 

Cada processo de sobreendividamento tinha, em média, quatro créditos associados, menos do que os cinco relativos a 2013 e do que os sete referentes a 2009 e 2008. Contudo, o limite máximo de empréstimos por processo chegou aos 23 no ano passado.

Ver comentários
Saber mais Deco malparado incumprimento financiamento empréstimos
Mais lidas
Outras Notícias