Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas Euribor renovam máximos e superam 1% em todos os prazos

Quando faltam apenas dois dias para a reunião do Banco Central Europeu, na qual se espera que seja anunciado um aumento dos juros da Zona Euro, as taxas Euribor renovaram máximos da Primavera de 2009.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 05 de Abril de 2011 às 11:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Todos os prazos estão hoje acima de 1%. A Euribor a um mês, o único prazo que ainda não tinha superado a fasquia de 1%, atingiu 1,003%.

As taxas mais utilizadas no crédito à habitação, a três e seis meses, não descem há 15 sessões. A primeira marcava 1,167% a 15 de Março e subiu hoje para 1,262%. A taxa a seis meses avançou para os 1,568%, máximo de Abril de 2009.

A renovação de máximos também aconteceu nos prazos mais alargados. A maturidade a 12 meses aumentou para 2,025%, enquanto a taxa a nove meses atingiu 1,807%.

As taxas Euribor reagem, assim, à expectativa de que o BCE vai subir a taxa de juro de referência da Zona Euro já esta quinta-feira. Numa tentativa de controlar a taxa de inflação da região – impulsionada pelo aumento do preço das matérias-primas, em especial do petróleo – Jean-Claude Trichet anunciou na reunião do mês passado que banco central pode subir o preço do dinheiro.

Após quase dois anos sem mexer na taxa de juro, espera-se que a autoridade monetária da Zona Euro suba o juro de referência de 1% para 1,25%.

Ver comentários
Saber mais Euribor taxa de juro BCE Jean-Claude Trichet Zona Euro
Outras Notícias