Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas Euribor voltam a perder terreno em todos os prazos

Indexantes interbancários deslizam pelo segundo dia consecutivo, após as subidas de quinta-feira. Euribor a seis meses marca hoje mínimo desde final de Abril de 2010.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
É o segundo dia seguido de quedas das Euribor em todos os principais prazos, depois das subidas que as taxas registaram na quinta-feira.
A taxa Euribor a seis meses recuou 0,3 pontos base e está agora nos 0,969%, um valor que não era registado desde o final de Abril de 2010.

O indexante a três meses cedeu 0,2 pontos base para ser fixado em 0,682%, neste caso, um mínimo de Maio de há dois anos. Subiu 0,1 pontos base na quinta-feira, mas já caiu 0,4 pontos base depois disso.

A um mês a Euribor está nos 0,393%, depois da queda de 0,1 pontos base, enquanto a taxa a nove meses desceu 0,2 pontos base para 1,119%. No prazo mais longo, a doze meses, o indexante deslizou 0,1 pontos base e segue nos 1,264%.

A tendência de queda será para continuar, apontam os analistas. Desde Dezembro que as Euribor verificam um comportamento de descidas, a reflectir, sobretudo, dois factores.

O Banco Central Europeu, por um lado, define uma taxa de juro de referência de 1%, o que mantém o custo do dinheiro no mínimo histórico desde que o euro foi fundado. A expectativa é que esta política assim se mantenha durante algum tempo.

Já a retirada de pressão do mercado interbancário, após as duas operações de financiamento a três anos à banca, acabou por fazer com que estes indexantes interbancários caíssem.
Ver comentários
Saber mais Euribor taxas de juro Zona Euro BCE Banco Central Europeu Mario Draghi
Outras Notícias