Notícia
Taxas Euribor voltam a perder terreno em todos os prazos
Indexantes interbancários deslizam pelo segundo dia consecutivo, após as subidas de quinta-feira. Euribor a seis meses marca hoje mínimo desde final de Abril de 2010.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...

A taxa Euribor a seis meses recuou 0,3 pontos base e está agora nos 0,969%, um valor que não era registado desde o final de Abril de 2010.
O indexante a três meses cedeu 0,2 pontos base para ser fixado em 0,682%, neste caso, um mínimo de Maio de há dois anos. Subiu 0,1 pontos base na quinta-feira, mas já caiu 0,4 pontos base depois disso.
A tendência de queda será para continuar, apontam os analistas. Desde Dezembro que as Euribor verificam um comportamento de descidas, a reflectir, sobretudo, dois factores.
O Banco Central Europeu, por um lado, define uma taxa de juro de referência de 1%, o que mantém o custo do dinheiro no mínimo histórico desde que o euro foi fundado. A expectativa é que esta política assim se mantenha durante algum tempo.
Já a retirada de pressão do mercado interbancário, após as duas operações de financiamento a três anos à banca, acabou por fazer com que estes indexantes interbancários caíssem.